Atividade: Sessão Coordenada

"Todos me jogam fora": reflexões sobre as dificuldades do PSICOterapeuta no atendimento de pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline a partir de um estudo de caso atendido pela perspectiva da TERAPIA POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO (TCR)

 

 

LUCIANA LEÃO MOREIRA

NTCR Belo Horizonte

 

A partir do caso clínico apresentado, a psicoterapeuta levantará discussões sobre as dificuldades enfrentadas na condução do caso, dificuldades que aparecem, muito frequentemente, em outros casos de Transtorno de Personalidade Borderline. Cláudia (nome fictício), 55 anos, separada, dois filhos adultos de pais diferentes, morava sozinha em Belo Horizonte e era professora de Ensino Fundamental há 12 anos. A cliente procurou psicoterapia depois de uma crise de depressão. Iniciou tratamento psiquiátrico e psicológico em dezembro de 2010. Alguns dos excessos comportamentais apresentados pela cliente: instabilidade emocional (sentimentos de raiva, frustração e tristeza muito intensos); relacionamentos interpessoais intensos e instáveis; excesso de comportamentos indesejados que eram mantidos por atenção do outro (ficar muito próximo, muito carinhoso), bem como ameaças de suicídio; baixa variabilidade comportamental (rigidez na forma de agir e de pensar); impulsividade; sentimento de abandono e solidão. Tais sentimentos eram produto de algumas contingências: pouco repertório para produzir reforçadores de natureza social; consequências sociais de punição e extinção contingentes e também não contingentes aos comportamentos emitidos pela cliente. Alguns dos déficits comportamentais apresentados pela cliente: instabilidade do sentimento de “self” (ambiente externo ainda influenciando muito em sua percepção de si mesma); dificuldade para produzir reforço positivo em suas relações interpessoais. Serão apresentadas análises funcionais moleculares e molares do caso e principalmente, como esse repertório comportamental era apresentado na interação com a psicoterapeuta. Apesar das dificuldades comportamentais apresentadas pela cliente, ela comparecia regularmente às sessões pelo longo tempo durante o qual se estendeu a psicoterapia. Algumas das situações que ocorreram ao longo dos cinco anos de terapia serão relatadas durante a apresentação.

 

Palavras-chave: Transtorno de personalidade borderline; Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR); relação terapêutica.