Atividade: Mesa Redonda

 

RELAÇÃO TERAPÊUTICA EM TERAPIA COMPORTAMENTAL DE CASAIS

 

 

RELAÇÃO TERAPÊUTICA EM TERAPIA COMPORTAMENTAL: UMA NOVA PROPOSTA EM ATENDIMENTO DE CASAL PARA FACILITAR O VÍNCULO TERAPEUTA - CASAL E MANEJAR O CIÚMES.

PRISCILA R. DERDYK

CeAC- São Paulo                                                  

A Terapia de Casal é uma forma de trabalhar dificuldades inter-relacionais do casal. Nas sessões terapêuticas vai se evidenciando a perda ou falta de conexão e confiança entre os parceiros, prejudicando o vínculo existente entre eles. O casal busca reconstruir estes  vínculos , com a ajuda do terapeuta. No decorrer de seu trabalho com casais, Delitti e Derdyk (1994) , perceberam que este modelo triangular de atendimento , gera uma disputa do casal pela atenção e "amor" do terapeuta. Esta situação é muito similar às vivências de ciúmes trazidas pelos casais. O sentimento de ciúmes tende a ocorrer em situações que sinalizam a possibilidade de perda de reforçadores. O modelo triangular de atendimento é , sem dúvida , uma ocasião assim, já que, na terapia, a ameaça de um dos parceiros não ter a atenção do terapeuta é muito real. Pode existir o sentimento de que o terapeuta está dando amor ao parceiro e não a ele ( a ). Em nossa sociedade, os valores de exclusividade, bem como de competição  estão muito presentes favorecendo e até estimulando o ciúme .
Para resolver esta dificuldade, bem como facilitar e proteger cada membro do casal durante as discussões nas sessões terapêuticas, Delitti e Derdyk ( 1994 ), desenvolveram uma forma de atendimento quadrangular, ou seja , a sessão de casal é realizada com dois terapeutas e o casal. Cada um dos terapeutas já realizou sessões individuais prévias com um dos clientes e passa a ser  o terapeuta " individual " deste cliente. Desta forma, cada cliente vai para a sessão mais protegido de situações aversivas e esta formatação não estimula o ocorrência do ciúmes . Este trabalho pretende apresentar este modelo de trabalho e discutir sua vantagens e limitações.