Atividade: Mesa Redonda

TERIA DOS JOGOS APLICADA À ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

 

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS JOGOS E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NA INVESTIGAÇÃO DE CONFLITOS, ESCOLHAS E TOMADA DE DECISÃO

 

PEDRO BORDINI FALEIROS

Dafne Pavanelli Fidelis

Universidade Metodista de Piracicaba

 

O jogo Dilema do Prisioneiro estabelece um conflito entre escolhas que produzem reforço imediato ou atrasado e entre escolhas individuais e coletivas, permitindo investigar variáveis relacionadas ao autocontrole e relações sociais. Na análise do comportamento, o referido jogo tem sido utilizado para investigar contingências relacionadas à cooperação, competição, altruísmo, egoísmo, práticas culturais, comportamento autocontrolado e impulsividade. No jogo, quando há interação social, uma escolha é considerada cooperativa se houver reforçamento mútuo, produzindo uma maior pontuação para o grupo e não somente para o indivíduo. Por outro lado, uma escolha é considerada delatora quando um dos jogadores pune a resposta do outro ou quando há punição mútua. Quando há apenas um conflito individual, o dilema envolve a escolha de uma recompensa maior no futuro ao invés uma recompensa menor no presente. O atraso se refere ao intervalo de tempo entre a resposta e o reforçamento e a magnitude ao valor do reforço no momento em que o mesmo é disponibilizado. Exemplos de variáveis manipuladas em estudos experimentais são: probabilidade de reciprocidade do outro jogador; número de participantes no jogo; presença ou ausência de outro jogador; magnitude e atraso do reforço; comunicação entre participantes; história de reforçamento; pausa entre as tentativas e acesso à pontuação do outro jogador. Os estudos que utilizam o Jogo Dilema do Prisioneiro, pautados na análise experimental do comportamento, tem contribuído na identificação e análise de fatores relacionados às escolhas, tanto no âmbito das relações sociais como aqueles envolvidos nos comportamentos autocontrolados e impulsivos.

 

 

Palavras-Chave: psicologia experimental; teoria dos jogos, Análise do Comportamento.