Atividade: Curso

O BRINCAR NA TERAPIA COMPORTAMENTAL – RECURSOS, TÉCNICAS, TÁTICAS E PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS COM CRIANÇAS.

CYNTHIA BORGES DE MOURA

UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu.

 

O brincar é um comportamento típico da infância. Através do brinquedo e da brincadeira a criança revela como percebe seu ambiente e como interage com ele. O uso do brinquedo e do brincar não é algo novo na intervenção com crianças. Alguns novos recursos lúdicos, assim como a readequação de antigas estratégias, têm se mostrado importantes instrumentos auxiliares no processo de intervenção infantil, por se adaptar ao contexto e à linguagem da criança e por facilitar a ocorrência das mudanças esperadas. Quanto à inclusão dos pais, este tópico tem sido indiscutível para o alcance de resultados satisfatórios para vários tipos de problemas infantis. O objetivo deste curso é apresentar recursos para avaliação e observação do comportamento infantil no contexto clínico; uso de recursos como gibis, livros, jogos, desenho, argila, pintura, para seleção dos objetivos da terapia com a criança e para intervenção na fase inicial e intermediária da terapia e para fase final e desligamento.

Palavras-chave: crianças, intervenção, brincar, jogos.