Apresentação

Estaremos reunidos durante dois dias ensinando e aprendendo. Não queremos atividades nas quais apenas se fala sobre as interações entre terapeuta e clientes. Queremos atividades nas quais se ensina como lidar com eventos comportamentais clínicos. O pressuposto é que o conhecimento envolve a relação indissociável entre teoria e prática. A prática desvinculada dos conceitos é movimento desgovernado. A teoria sem prática é beleza que não transforma. O sucesso do primeiro Congresso fortalece o propósito de manter nossa proposta.

 

 

Atividades Propostas

 

Como fazer?

O terapeuta atende ao vivo um “cliente”, simulando uma sessão de terapia. O cliente é outro terapeuta, que encenará recortes de atendimentos reais que realizou com um cliente seu. O terapeuta faz pausas e interrupções no atendimento e apresenta para a platéia quais foram os determinantes de suas intervenções e falas. O objetivo é explicitar quais foram os aspectos dos comportamentos do cliente e os conceitos comportamentais que controlaram os comportamentos terapêuticos. As ações do terapeuta não são intuitivas. São conceitualmente consistentes e conscientes. É, como qualquer comportamento, fruto de contingências de reforçamento presentes na sessão, que precisam ser conhecidas.

Duração: 50 min.

 

 

Debatendo Controvérsias!
Dois expositores apresentam análises a respeito de temas atuais controvertidos. Poderão expor diferentes pontos de vista ou análises complementares sobre o tema.
Duração 50min.

 

 

Vamos aprender!

Serão ministrados Cursos sobre diferentes temas, ilustrados com exemplos da vida cotidiana e da prática clínica. Ensinar conceitos sim, mas associados à realidade funcional.

Duração: 2 horas.

 

 

Vamos pensar juntos?

Processos terapêuticos complexos podem suscitar diferentes ângulos de análise e de intervenções. Dois terapeutas exporão seus pontos de vista e suas experiências na discussão de temas propostos.
Duração: 50 min.

 

 

Posso orientá-lo?

O terapeuta – em geral em início de atividade – ou aluno em estágio clínico apresenta para seu supervisor dados das sessões da terapia que vem conduzindo. A atividade tem por objetivo apresentar o processo de tomada de decisão do supervisor, a relação que ele faz entre os dados provindos do terapeuta e o referencial conceitual adotado, o qual alicerça as orientações propostas, e os cuidados que deve ter para modelar, ampliar e manter os comportamentos terapêuticos do seu supervisionado. O objetivo do supervisor não é apenas a transformação do cliente; do terapeuta também!

Duração: 50 min.

 

 

Era difícil...

Atividade essencialmente conceitual em que o professor exporá conceitos avançados do Behaviorismo Radical e da Análise do Comportamento, tais como: autoconhecimento, liberdade, conceito de Homem, controle coercitivo, seleção do comportamento pelas consequências, pensamento, comportamento encoberto, comportamento verbal etc., bem como, a evoluçao da prática clínica. O objetivo é torná-los claros e compreensíveis.

 

 

Reveja os Princípios...

Atividade na qual o expositor apresentará a definição de um princípio básico do comportamento e ilustrará sua ocorrência na clínica ou em episódios do cotidiano, através de vídeo ou atividade simulada ao vivo. Não basta definir os princípios. É necessário identificar sua ocorrência e aprender a usá-los.

Duração: 50 min.

 

 

Como fiz...

Terapeuta apresenta o processo terapêutico de um caso clínico que atendeu, com ênfase no procedimento terapêutico utilizado; no raciocínio clínico que empregou; na relação entre os eventos comportamentais com os quais lidou e os conceitos da Análise do Comportamento e do Behaviorismo Radical; e, finalmente, nos dados de pesquisa da Análise Experimental e Aplicada do Comportamento que fundamentam as ações terapêuticas. A atuação do terapeuta deve produzir resultados relevantes (ser suficiente para o cliente, familiares, escola etc.) e ser consciente. O objetivo desta atividade é ensinar a fazer e porque foi feito assim.

Duração: 50 min.

 

 

Que faço na primeira sessão?

Serão apresentados vídeos e atividades de simulação ao vivo que representam dificuldades que ocorrem, frequentemente, nas primeiras interações entre terapeuta e cliente, em geral embaraçosas... As cenas deverão apresentar modelos de desempenho, tanto apropriados (a serem adotados), como inapropriados (a serem alterados). Todos os episódios serão comentados, de maneira a propiciar ao terapeuta iniciante alternativas de atuação em tais situações.

Duração: 50 min.

 

 

Acompanhamento Terapêutico: Vamos ajudar?
O trabalho do terapeuta, muitas vezes, precisa ser complementado, consolidado e generalizado no ambiente natural. O acompanhante terapêutico cumpre tal papel. Nessa atividade serão mostradas etapas de treinamento do AT e aplicação por eles de procedimento com clientes, através de vídeos e situações de simulação ao vivo.
Duração 50min.

 

 

Painéis e Exposições Orais

Serão abertas inscrições para alunos e profissionais proporem apresentação de trabalhos na forma de Painéis ou de Exposição Oral. Para tal, o interessado deve submeter um Resumo da apresentação, conforme normas expressas pela Comissão Científica (tais normas podem ser encontradas no site www.congressobrasileirotcr.com.br). A aprovação do Resumo permitirá aos autores a apresentação do trabalho como Painel ou Exposição Oral (a decisão final cabe à Comissão Científica).

Duração: 1. As sessões de Painéis serão de 2 horas, durante as quais professores e

                 terapeutas convidados comentarão os painéis com os autores;

              2. As Exposições Orais terão a duração de 20 min cada e serão agrupadas

                 em sessões de 50 min, ou seja, haverá duas exposições sucessivas em

                 cada sala, seguidas de um período de 10 min para comentários.

 

 *Será fornecido certificado aos participantes com a carga horária, entregue no segundo dia ao final do Congresso.

 

   

 

Submissão de Trabalhos

 

 Painéis:

- O conteúdo do painel deve ser coerente com o apresentado no resumo avaliado pela Comissão científica.
- O painel (sugere-se utilizar material do tipo banner) deve medir 90 cm X 120 cm. As fontes utilizadas devem ser do tipo Arial, Tahoma,

  Times New Roman ou Verdana, tamanho mínino 24.
- Se forem incluídas imagens no painel, estas não devem ter resolução gráfica inferior a 300 dpi’s.
- O nome do autor responsável pela apresentação deve aparecer em letras maiúsculas.
- O Congresso disponibiliza um modelo de painel em formato Powerponit. A utilização do modelo é opcional, outros modelos podem ser

  apresentados, desde que em concordância com os itens acima descritos. Para acessar o modelo do congresso, clique aqui .
- É de responsabilidade do apresentador a fixação do painel em seu espaço destinado (providencie a fita adesiva, tipo crepe) e a retirada

  do mesmo imediatamente após a sessão.
- Todo painel será analisado no dia de sua apresentação por um comentarista.
- Em breve estará disponível um serviço gráfico que preparará o Painel e o entregará no Congresso pronto para ser fixado (exceto a fita

  adesiva que será de responsabilidade do apresentador). Para tal, será necessário encaminhar o conteúdo de seu painel em arquivo

  formato PDF, Corel ou Powerpoint. Os interessados devem entrar em contato com submissao@congressobrasileirotcr.com.br para

  maiores detalhes. O serviço gráfico é opcional e os custos serão pagos pelos autores através de boleto.

- Os autores serão informados, data e local de fixação de painéis no primeiro dia do Evento em cartazes afixados próximos a secretaria e coffee-break.

 

Critérios para seleção dos painéis para premiação:

1. Será formada uma Comissão de três membros que avaliará os painéis e indicará os três melhores, em ordem de classificação, em cada categoria.

2. Não caberá recurso sobre a decisão da Comissão.

3. Os seguintes itens serão considerados na avaliação:

             a. Clareza do texto

             b. Qualidade do estudo

             c.  Relevância social do estudo

             d. Propriedade científica do estudo

             e. Adequação da apresentação do painel.

 

Premiação:

A premiação consistirá em receber um Certificado, que explicitará a premiação.

Além disso, os selecionados receberão um DVD de B. F.Skinner. Os prêmios não serão diferenciados em função da classificação (exceto os termos no Certificado).

 

Comunicações Orais:

- As apresentações terão duração de 20 minutos cada.

- Cada sessão terá duração de 60 min.
- Serão apresentadas duas comunicações por sessão.

- A Comissão Científica se reserva o direito de designar quaisquer dos autores envolvidos nas apresentações orais como presidente da

  sessão. Ao apresentar uma proposta de comunicação oral, você estará concordando com a possibilidade de presidir a sessão da qual

  participará.

- As funções do presidente da sessão serão: dar início às atividades, controlar rigorosamente o tempo de apresentação de cada expositor, encaminhar questões do público para os respectivos autores, solicitar os comentários do analista (5min para cada apresentador) e encerrar a sessão.

- Qualquer proposta de apresentação oral pode ser convertida em painel, caso não seja possível inseri-la numa sessão.

- No caso de utilização de slides:

      - Apresentar o título do trabalho (fonte:Tahoma 36, negrito) e nome(s) do(s) autor(es) (fonte: Tahoma 32, negrito) no primeiro slide.

      - Para o corpo do texto, utilizar fonte Tahoma 32 e deixar 3 cm para margem esquerda, 1cm para margem direita.

      - Reapresentar no último slide o(s) nome(s) do(s) autor(es) e incluir filiação e endereço de contato.

      - Um analista de comportamento de reconhecida experiência estará presente em cada sessão de Comunicação Oral com a missão de comentar as duas apresentações. O objetivo do analista é contribuir para o aprimoramento do trabalho e oferecer aos autores uma audiência qualificada e diferenciada

 

 


 

 

 Copyright © Congresso Brasileiro de Terapia por Contingências de Reforçamento
 Ano 2013/2014 - Todos os Direitos Reservados. All Rights Reserved.