Descrição das atividades


ENSINANDO A PENSAR

Esta atividade se desenvolverá na forma de várias mesas redondas, as quais serão conduzidas por dois participantes que discutirão um tema conceitual, experimental ou de aplicação da Análise do Comportamento. Os expositores, apresentarão seu ponto de vista e suas análises sobre o tema da mesa. A exposição de cada um durará 55 minutos. O objetivo das mesas é apresentar diferentes perspectivas de temas controvertidos, bem como aprofundar temas atuais oferecendo aos presentes modelos de reflexão, visando a lançar luzes sobre os temas, aprofundando análises e confrontando de modo harmônico opiniões e visões diferentes, tendo como base consistência conceitual, evidências experimentais e sólida experiência prática.

  

ENSINANDO A FAZER

Esta atividade se desenvolverá em várias Sessões Coordenadas, as quais serão conduzidas por dois participantes, os quais apresentarão cada qual um Estudo de Caso por eles atendidos, dando ênfase a aspectos do caso que destacaram como mais marcantes e significativos daquele determinado cliente. A exposição de cada um durará 55 minutos. O objetivo das Sessões Coordenadas é apresentar como se faz o trabalho clínico, dentro do modelo da Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), desde a identificação e análise dos comportamentos-problema do cliente até a intervenção terapêutica e os resultados que produz. A ênfase da exposição estará focada no processo psicoterapêutico, em particular na atuação do terapeuta, expondo procedimentos descritos com precisão tecnológica e comprometidos com o referencial conceitual da Análise de Comportamento e com o Behaviorismo Radical. Espera-se que os presentes tenham, desta maneira, acesso a modelos de comportamentos do terapeuta na interação com o cliente.

 

EXPONDO A VARIABILIDADE DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Esta atividade se desenvolverá na forma de palestras. O expositor terá 55 minutos para apresentar um tema de sua escolha – que poderá ser conceitual, de pesquisa ou de aplicação – dentro da Análise do Comportamento. O objetivo das palestras é expor a amplitude de temas que são tratados pela Análise do Comportamento, possibilidades de atuação do analista do comportamento como pesquisador e prestador de serviços para a comunidade. O conjunto de palestras comporá um painel do que é a Análise do Comportamento atual, permitindo aos presentes fazer uma ajustada avaliação da riqueza e profundidade das contribuições da Análise do Comportamento e do Behaviorismo Radical para o estudo e compreensão do Homem.

 

COMO ESTOU FAZENDO

Esta atividade se desenvolverá na forma de Comunicações Orais. A inscrição para participar desta atividade é espontânea. Assim, poderá dela participar quem o desejar, desde que apresente à Comissão Científica do Congresso um resumo da apresentação, de acordo com critérios especificados neste site, e tenha o resumo aprovado pela Comissão. O expositor terá 30 minutos para expor trabalhos conceituais, de pesquisa ou de aplicação em diversas áreas, que vem realizando. É uma atividade que privilegia estudantes de graduação, de pós-graduação, recém formados e seus orientadores, oferecendo-lhes a oportunidade de apresentação de trabalhos que vêm desenvolvendo. Consideramos esta atividade como uma oportunidade para a iniciação dos seus participantes nas atividades de um Congresso: aprender a sistematizar o trabalho que vem fazendo e apresentá-lo com um formato científico para uma plateia acolhedora, capaz de reconhecer o esforço e as contribuições de um grupo emergente de analistas do comportamento.

 

DE VOLTA AOS BANCOS ESCOLARES

Esta atividade se desenvolverá na forma de Cursos com duração de três horas. O professor apresentará um tema de sua especialidade, expondo o status atual da área: como vem se desenvolvendo na prática, pesquisas que dão suporte aos desenvolvimentos recentes e atualização conceitual. O conhecimento é um processo dinâmico com constantes mudanças e avanços. O Curso tem por objetivo oferecer aos presentes um painel atualizado de tal processo, de uma maneira descontraída, estimulando a interação entre professores e alunos.

 

Discussão de estudo de caso: diálogos entre terapeuta e supervisor

Estamos propondo seis sessões de discussão de estudo de caso, nas quais terapeuta e supervisor dialogarão sobre as particularidades do caso, possíveis análises das dificuldades do cliente, propostas de intervenções psicoterapêuticas mais funcionais para o desenvolvimento e bem-estar do cliente e de pessoas significativas da sua vida.

 

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